TPM, um tormento para muitas mulheres  

 

A tensão pré-menstrual é conhecida como o período em que não é recomendável ‘brincar’ com as mulheres. Nos dias que antecedem o período menstrual mensal, elas demonstram mais irritabilidade, ficam "de pavio curto", explodem em crise emotivas pelos motivos mais estranhos, tornam-se agressivas com seus parceiros e ainda são tomadas por um desejo avassalador de comer doces, chocolates.... muito chocolates.

A Justiça costuma eximir de culpa os eventuais atos de agressividade, mesmo física e corporal, cometidos por mulheres contra namorados ou maridos nesta fase do ciclo feminino. Durante a TPM, a mulher está dotada de total "falta de culpa" pelo que foi dito e/ou praticado e por castigos físicos ou morais infligidos aos familiares. Toda essa alteração de humor deve-se a uma combinação flutuante de dois hormônios, o estrógeno e a progesterona, que induzem modificações no comportamento feminino.

Os sintomas e sinais mais comuns

As frases agressivas, o sono interrompido, uma certa depressão sem motivo, a alimentação compulsiva, a sensação de "inchaço", a sensibilidade dos seios, confirmam que a TPM chegou. Nesta fase do ciclo menstrual, um poderoso neuro transmissor, isto é, um produto químico produzido pelas células nervosas, sofre queda de sua concentração, causando as mudanças de humor. Este neuro transmissor chama-se serotonina e remédios que elevam a concentração dessa substância podem aliviar, em grande parte, os sintomas da TPM.

Estudos recentes, com o uso de aparelhos extremamente sensíveis que medem o fluxo de sangue no sistema cerebral, demonstraram com clareza as alterações comuns à TPM. No início do período menstrual, quando as mulheres produzem apenas o estrógeno, principal hormônio feminino, certas regiões do cérebro que regulam o humor e as emoções estão providas de abundante circulação, muito oxigênio e muita nutrição. Logo após a ovulação se inicia a produção pelos ovários do progesterona, o segundo hormônio feminino. Com níveis crescentes deste hormônio as áreas cerebrais ficam menos irrigadas. O que levaria, segundo os neuro cientistas, a descargas elétricas anômalas, que induzem a irritabilidade, a falta de paciência, a depressão e mesmo a melancolia e apatia por um período de tempo (felizmente curto).

O que fazer nessa fase difícil

O recado é para os homens, as amigas mais próximas, filhos e familiares: na época da TPM a mulher está fragilizada e necessita de mais carinho, amor, suporte e paciência. Nada de críticas, piadinhas e frases como "você já comeu muito chocolate hoje", ou "cuidado com o peso, vai acabar engordando". É tudo que a mulher não quer e não pode ouvir nesse período. Além disso é só ter paciência, tudo deve voltar ao normal depois de três ou quatro dias.